Loading...
Sobre2018-09-26T20:48:46+00:00

Louise Vendramini

Louise Vendramini, foto perfil

Louise Vendramini é Facilitadora Gráfica e sócia-fundadora da VI:::Visualize Interações.

É facilitadora de conversas e processos que visam solucionar problemas, cocriar soluções, gerar aprendizagem, tomar decisões e estabelecer planos de ação. Para isso utiliza como ferramentas canetinha, papéis e o conhecimento de uma série de técnicas do design, do visual thinking, da administração e de metodologias participativas.

É formada em Administração de Empresas, pós-graduada em Dinâmica dos Grupos e mestre em Design.

Há 5 anos iniciou sua atuação na área de facilitação gráfica e neste tempo atuou com organizações como: Governo do Paraná, SAP Brasil, Votorantim Cimentos, Ministério do Meio Ambiente, WWF Brasil, Hexion do Brasil, Thyssen Krupp, Escoteiros do Brasil, entre outras.

Me formei em Administração de Empresas pela UFPR. Como universitária tive a oportunidade de cursar a extensão em Administração Sustentável pela FIEP e UFPR e me formar como consultora em Investigação Apreciativa pela Case Western Reserve University. Além disso, fiz um semestre de faculdade nos Estados Unidos, na University of Massachusetts. Minha graduação não só me auxilia gerenciar minha própria empresa, mas me leva a compreender com facilidade questões corporativas, ambiente no qual tenho imenso prazer de estar e de levar novas ferramentas e perspectivas.

Em seguida, minha curiosidade e desejo de trabalhar com grupos me levou para a pós graduação em Dinâmica dos Grupos pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos. Essa formação que me deu base e a percepção necessária para a atuação e intervenção em equipes. A caixinha de ferramentas foi complementada com a participação na comunidade do Art of Hosting, estudos, e com a realização de trabalhos com o consultor Mateus Fernandes, meu companheiro e sócio.

Mergulhei também no universo do design ao cursar o Mestrado em Design da UFPR para aprender com especialistas mais sobre comunicação, cocriação, design de serviços, design thinking e recursos gráficos. Fui bolsista da CAPES e do CNPq, tendo desenvolvido uma pesquisa junto departamento de User Experience Design da Whirlpool
(dona das marcas Brastemp e Consul), o que me permitiu vivenciar o dia a dia do design de produtos com uma equipe altamente qualificada.

Profissionalmente, trabalho com pensamento visual desde 2013 fazendo registros gráficos, desenvolvendo e aplicando metodologias para interações visuais (entre elas reuniões de desenvolvimento de projetos e serviços, metodologias de treinamentos corporativos, desenvolvimento participativo de agendas e planos de ação, entre outros), oferecendo cursos abertos e in company sobre pensamento visual, facilitação gráfica e whiteboard selling e dando vida aos desenhos por meio de vídeos em whiteboard, stopmotion e animação digital.

Artigos