Facilitação Gráfica

A Facilitação Gráfica é uma colheita gráfica, em outras palavras, um processo de tradução, registro e organização de ideias complexas em palavras e imagens em tempo real. O Facilitador escuta, transforma as informações em metáforas visuais e registra em painéis que serão posteriormente entregues aos clientes em papel e digitalmente.

Tem como base princípios e práticas que usam meios criativos da linguagem visual para ajudar as pessoas, literalmente, a verem as informações e a entender seu significado e suas conexões com os demais conteúdos. Vendo as ideias todas de uma vez, o grupo constrói mais facilmente uma visão compartilhada e sistêmica sobre o conteúdo. Além disso, proporciona caminhos para lembrar visualmente dos aprendizados.

A Facilitacao Gráfica,é uma técnica que surgiu na década de 1970, e foi inspirada na forma de trabalho colaborativo de arquitetos e designers, que fazem o uso interativo de imagens.

As principais aplicações deste trabalho são a facilitação gráfica de grupos, onde o facilitador auxilia o grupo em processos de tomada de decisão e planejamento; tradução gráfica de palestras, aulas, conferências, entre outros; pode também ser utilizada para a produção de vídeos com finalidade explicativa e/ou publicitária.

“A Facilitação Gráfica usa imaginação e metáfora como forma de extrair e retratar a profunda reflexão sobre os padrões de organização e processo de grupo, ajudando as pessoas literalmente a ver o que eles significam. O uso criativo das imagens catalisa a intuição das pessoas e tem valor para tudo, de visão pessoal até mudanças de sistema.” (SIBBET, 2006)

Facilitacao Grafica